Aprenda como analisar dados qualitativos e realizar pesquisas qualitativas com o suporte de software neste guia para coletar e analisar dados com o MAXQDA.

O que é a análise qualitativa de dados?

Aprenda como analisar dados qualitativos com o MAXQDA

Dados qualitativos

Métodos de coleta de dados qualitativos ou quantitativos: o método escolhido – ou se você usa uma combinação de ambos – dependerá da natureza da sua pergunta de pesquisa e dos objetivos analíticos do seu projeto. Esses métodos diferem nas fontes de dados utilizadas, como os dados são coletados e analisados e como os resultados da análise são interpretados.

Em geral, os métodos de pesquisa qualitativa são usados para coletar informações de fontes de dados não numéricos (em oposição a números, ou seja, conjuntos de dados quantificáveis). Ao aprender como analisar dados qualitativos, você poderá analisar dados como transcrições de entrevistas, textos (como livros ou artigos), anotações de campo, imagens, vídeos e dados on-line, tweets ou discussões em fóruns.

Naturalmente, também é possível realizar análises de dados de métodos mistos, nos quais os dados qualitativos são complementados por métodos quantitativos (adicionando informações de um questionário adicional, por exemplo) ou nos quais os dados quantitativos são complementados por métodos qualitativos (pelo acréscimo de dados de discussões de grupos focais, por exemplo). Optar por trabalhar com dados qualitativos é especialmente apropriado quando pouco se sabe sobre um determinado tópico. Aqui, ao saber como analisar dados qualitativos de observações e de entrevistas com participantes, ser útil para descobrir os principais fatores que influenciam por que certas coisas em ambientes sociais ou naturais são do jeito que são. Os dados coletados sobre esses fatores podem ser usados para gerar hipóteses, que podem então ser pesquisados usando amostras maiores e métodos de análise quantitativa.

Análise Qualitativa de Dados

A análise qualitativa de dados (QDA) é um modo não numérico de analisar dados. Os métodos de análise qualitativos são usados em muitos campos acadêmicos, como sociologia, psicologia, ciência política, medicina e ciências da educação, entre outros, para conduzir pesquisas científicas. Saber como analisar dados qualitativos também é importante em contextos menos acadêmicos, como gerenciamento de negócios e pesquisa de mercado, usando dados qualitativos coletados de uma variedade de métodos de trabalho de escritório ou de campo.

O principal objetivo da análise qualitativa de dados é sempre obter alguma forma de explicação, compreensão ou interpretação dos fenômenos sociais. A análise qualitativa de dados enfatiza as experiências, opiniões, comportamentos e contextos sociais dos participantes da pesquisa. Em suma, o QDA é usado para responder a perguntas sobre o “como” e “porquê” de uma situação, em vez de “quantos”.

A análise qualitativa de dados pode ser conduzida usando uma ampla gama de métodos, estruturas teóricas e análises conceituais. Algumas abordagens comumente usadas incluem: análise de conteúdo qualitativa, Teoria Fundamentada nos Dados e análise de discurso. Escolher sua metodologia de análise dependerá de sua(s) pergunta(s) de pesquisa, objetivos (encontrar padrões ou comparação de grupos), o tipo de dados que você está usando (entrevistas ou tweets), como seus dados foram coletados (entrevistas estruturadas versus não estruturadas, por exemplo), e que tipo de sistema de categorização (também chamado de sistema de codificação) você precisa desenvolver (por exemplo, abordagens dedutiva versus indutiva).

Se você não tiver certeza sobre qual metodologia usar, sugerimos que comece analisando seus textos, imagens ou vídeos atribuindo categorias amplas a eles com base em seu conteúdo ou contexto. Por exemplo, as categorias “Trabalho” e “Recreação” poderiam ser usado para uma entrevista sobre a vida diária de uma pessoa. Você pode criar subcategorias para segmentos de seus dados que têm qualidades específicas em comum. Essas categorias e subcategorias se tornarão seus “códigos” – códigos que você pode atribuir a outros segmentos em seus dados que tenham as qualidades relevantes – e esses códigos podem ser usados para identificar padrões, temas ou relacionamentos em seus dados. A maioria dos pesquisadores codifica seus conjuntos de dados várias vezes (chamados de “rounds”) para refinar seu sistema de código, portanto não desanime se você precisar de algumas tentativas! Você pode então examinar os dados atribuídos aos códigos em relação às suas perguntas de pesquisa e hipóteses para começar a formular o que você acha que os resultados de sua investigação podem ser.

Uma boa maneira de aprender como analisar dados qualitativos e de se informar sobre os métodos de análise qualitativa de dados, para que você possa escolher aqueles que melhor se adequam aos seus objetivos de pesquisa, e usá-los corretamente, são livros didáticos. Recomendamos “Qualitative Text Analysis. A Guide to Methods, Practice and Using Software.” (Udo Kuckartz. Sage Publications, London. 2014.)”),que é um guia aplicado ao MAXQDA que ensina como analisar dados qualitativos, contendo informações específicas e dicas para usar o programa.

Você pode conferir nosso site para obter recursos adicionais de aprendizado e exemplos de pesquisas do mundo real:

Livros e artigos relacionados ao MAXQDA (em inglês)

Como analisar dados qualitativos com o MAXQDA - livro em inglês

Como analisar dados qualitativos com o apoio de software

Hoje, os pesquisadores usam cada vez mais pacotes de análise de dados qualitativos assistidos por computador (CAQDAS) para ajudá-los. Como analisar dados qualitativos com software economiza seu tempo (especialmente com grandes conjuntos de dados), você também poderá dedicar-se mais tempo a obter insights mais profundos sobre seus dados que, de outra forma, poderiam ser perdidos. O objetivo do software para análise qualitativa de dados não é apenas apoiar o pesquisador, mas também capacitá-lo ao longo de sua jornada de pesquisa e análise.

Qualitative Data Analysis made easier with MAXQDA

Um software QDA facilita a organização, gerenciamento e recuperação de dados. Com ele, você não precisa de uma papelada ou tesoura e fita para classificar os dados das suas pesquisas. Ao utilizar um software, você pode recuperar todos os segmentos atribuídos a um determinado código (ou vários códigos simultaneamente) com o clique de um mouse.

E é mais fácil corrigir erros também! Se você quiser renomear um dos seus códigos, o software renomeia todos os seus segmentos codificados correspondentes automaticamente. O MAXQDA vem com ferramentas automáticas de busca e codificação para que o processo básico de codificação possa ser concluído rapidamente, deixando-o com mais tempo para se concentrar em sua análise.

Organizando Dados de Pesquisa Qualitativa com o MAXQDA

Organizar seu material pode ficar muito complicado sem o uso de software, especialmente se você estiver trabalhando com grandes volumes de dados. Você precisa de várias cópias de seus documentos para armazená-las em diferentes pastas “temáticas”, transcrições ou outros documentos de texto podem ser rotulados incorretamente, codificar o mesmo segmento de texto com vários códigos pode causar confusão, suas anotações pessoais podem ser perdidas e corrigir erros pode ser muito difícil e demorado.

Depois de ter começado a coletar seus dados com sucesso, a organização de todas as suas notas de campo, arquivos de áudio, transcrições, literatura, etc é o próximo passo. Basta importar todos os seus arquivos para o MAXQDA. Independentemente de se tratar de um documento do Word, PDF, exportação do SurveyMonkey, tabela do Excel ou fotografia, a importação no MAXQDA é rápida e fácil. Basta arrastar e soltar seus arquivos no “Document System” do MAXQDA, onde você pode organizar seus dados em grupos e conjuntos.

Order data in MAXQDA

Organizar seu material com o MAXQDA é fácil. Você pode classificar seu material em grupos, definir variáveis (como localização ou idade do participante) que podem ser analisadas em conjunto com o texto real, relacionar as cotações relevantes entre si, atribuir códigos diferentes a informações importantes nos dados, e organizá-los em um sistema hierárquico de códigos e subcódigos. Armazene suas idéias, pensamentos e teorias em memorandos sem o risco de perdê-los – você também pode renomear ou corrigir esses grupos, códigos e memorandos sempre que quiser.

Análise Rápida e Intuitiva de Dados com o MAXQDA

O MAXQDA foi projetado para minimizar o tempo necessário para se familiarizar com o programa, para que você possa aprender como analisar dados qualitativos e a começar a analisar seus dados imediatamente. O MAXQDA oferece suporte a você em todas as etapas do seu projeto de pesquisa – desde a coleta de dados no campo até a publicação de suas descobertas.

Se você realizou entrevistas ou discussões de grupos focais que foram gravadas em áudio ou filmadas, o próximo passo é transcrever essas gravações. Você pode usar o Modo de Transcrição do MAXQDA para acelerar e simplificar este processo.

Você também pode usar o MAXQDA como uma ferramenta para vários tipos de abordagens de análise: incluindo a Teoria Fundamentada nos Dados, através da ferramenta de codificação in-vivo do MAXQDA, ou análise de conteúdo qualitativa, usando a ferramenta de parafraseamento para classificações indutivas.

Se você gostaria de visualizar seus dados, o MAXQDA oferece uma ampla gama de ferramentas visuais que são poderosas e fáceis de usar. Você pode criar visualizações para ajudá-lo a ver seus dados de perspectivas completamente novas e testar suas teorias. Você pode gerar mapas conceituais – dos quais leva apenas um clique para pular para os segmentos de dados correspondentes – para comparar e contrastar diferentes conteúdos, refinar seu esquema de codificação e descobrir padrões em seus dados.

Essas visualizações, assim como outros elementos do seu projeto, incluindo documentos, resultados de pesquisa e até o projeto como um todo, podem ser exportados para muitos programas, como Word, Excel e PowerPoint, para que você possa incluí-los em seu relatório final ou publicação.

MAXV Visuals

Além disso, o MAXQDA também oferece funções avançadas de análise de métodos mistos. Estas funções permitem integrar métodos quantitativos ou dados em suas análises, quantificar os resultados de suas análises qualitativas, calcular freqüências estatísticas ou comparar grupos com base em resultados quantitativos e qualitativos.

Comece sua jornada de pesquisa com a MAXQDA

Teste o MAXQDA com seus próprios dados – ou com os projetos de exemplo incluídos – com uma avaliação gratuita de 14 dias. O MAXQDA é um software universal para Windows e Mac, o que significa que as duas versões têm a mesma aparência, funcionam da mesma maneira, compartilham o mesmo tipo de arquivo de projeto e oferecem recursos e funções idênticas.

Você já está trabalhando com o MAXQDA? Então visite o nosso centro de aprendizagem para tutoriais em forma de texto e vídeo, guias, workshops, instrutores no Brasil e em Portugal e muito mais!