MAXQDA – The Art of Data Analysis
Baixar

O que é a pesquisa qualitativa apoiada por softwares de análise de dados (CAQDAS)?

Pesquisa qualitativa apoiada por softwares se refere à utilização de softwares na análise de dados qualitativos (também conhecidos pelo termo em inglês CAQDAS – Computer Assisted Qualitative Data Analysis) para facilitar abordagens de pesquisa. A grande vantagem de uma pesquisa qualitativa apoiada por softwares é que o uso do programa permite processos de trabalhos mais eficientes, o que acaba aumentando a produtividade do pesquisador. Softwares para a análise qualitativa de dados (QDA – do termo em inglês Qualitative Data Analysis) são usados em muitos campos de pesquisa, como sociologia, psicologia, ciência política, medicina, pedagogia, economia, administração, direito, marketing e estudos de mercado.

Softwares para a análise qualitativa de dados (QDA – do termo em inglês Qualitative Data Analysis) servem para o pesquisador aumentar a sua compreensão de dados qualitativos – o software, porém, não sugere interpretações automáticas. Baseado na sua análise de conteúdo feita no software, o pesquisador pode tirar conclusões sobre o seu objeto de pesquisa (por exemplo, dados de entrevistas). Softwares para análise de dados qualitativas também permitem que o pesquisador organize, classifique, filtre e analise grandes quantidades de dados qualitativos como textos, facilitando a gestão dos resultados da pesquisa e as suas interpretações.

Softwares de apoio a análise de dados qualitativos (QDA)

A análise qualitativa de dados sempre é baseada em uma abordagem analítica específica. Qualquer que seja a abordagem escolhida por um pesquisador, o software deve facilitar o processo de organização, classificação e análise de dados. Apesar das vantagens do uso de um software para análise qualitativa, muitos pesquisadores em países em desenvolvimento ainda analisam os seus dados de pesquisa utilizando post-its, marcadores de texto e papéis. Por outro lado, em países como Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido e Japão o uso de softwares na análise de dados qualitativos é amplamente disseminado na comunidade acadêmica.

Outra vantagem de uma pesquisa qualitativa apoiada por softwares é a presença de ferramentas para analisar arquivos de áudio e vídeo. Além disto, softwares para a análise de dados qualitativos também auxiliam o processo analítico através de ferramentas visuais como mapas conceituais, nuvens de palavras, diagramas, entre outras.

pesquisa qualitativa apoiada por softwares de análise de dados (CAQDAS - MAXQDA)

Baixe o MAXQDA

Versão demo válida por 14 dias
100% em português
Para Windows e Mac OS

Baixar


Como o MAXQDA pode auxiliar a sua análise qualitativa de dados?

Quando se trata de uma pesquisa qualitativa apoiada por softwares, MAXQDA é a ferramenta mais utilizada por acadêmicos ao redor do mundo. A primeira versão do MAXQDA foi lançada em 1989, fazendo deste um dos primeiros programas para a análise qualitativa de dados. O MAXQDA é baseado em métodos tradicionais e já estabelecidos de análise, como a análise de conteúdo, a Teoria Fundamentada (Grounded Theory), a análise de discurso, etc. Os elementos centrais do MAXQDA são a associação sistemática (“categorização” ou “codificação”) de segmentos de textos a certos temas (“categorias” ou “códigos”) e da possibilidade de escrever anotações (“memos”) e fixá-las em qualquer parte do seu projeto de pesquisa. Desde a sua primeira versão, o MAXQDQA tem usado a terminologia padrão utilizada pela comunidade acadêmica internacional de pesquisa qualitativa, o que acaba facilitando a aprendizagem do software.

Computer assisted data analysis with MAXQDA - Code System

No MAXQDA, a intepretação e avaliação de dados pode ser feita com a classificação de dados em grupos e com o uso de sistemas de categorias (ou códigos), de variáveis, de tabelas, de cores e de pesos a segmentos de textos. Além disto, cada passo do processo de pesquisa é facilmente reproduzível, fazendo com que os resultados da sua pesquisa possam ser acessados com apenas alguns cliques.

Links